Bijuterias: guia completo com dicas de compras, como limpar e como guardar

Guia completo de dicas sobre bijuterias

As bijuterias são os itens mais importantes para complementar o look de uma mulher. Por serem os acessórios com o preço mais acessível do que mercado, apresentam uma coleção vasta de peças, design, modelos e estilos que fazem das bijuterias as peças mais queridinhas do universo feminino.

Com colares, brincos, anéis, pulseiras, gargantilhas e muitos outros adornos que compõem os visuais, as bijuterias ganharam de vez o mundo da moda e hoje já são as protagonistas dos guarda-roupas.

Por terem se tornado o ícone fashion, preparamos um manual completo sobre as bijuterias, com dicas de como limpar os seus acessórios, onde comprar bijuteria barata da moda, as diferenças entre joias, semijoias e bijuterias e muito mais.

Diferença entre bijuterias, semijoias e joias

A principal diferença entre as joias, semijoias e bijuterias é o tipo de material e pedra que são utilizadas em suas fabricações. Além disso, a forma como essas matérias-primas são usadas no processo de criação dos acessórios é que determina os seus valores, preços e singularidades.

Metal na fundição

A fundição é uma das formas de fabricar joias, semijoias e bijuterias. O tipo de metal usado no momento da fundição é a primeira diferença entre as peças.

O ouro é utilizado no processo de fundição das joias. No caso das semijoias ou bijuterias, os metais mais simples, como bronze, latão, estanho ou zamack são os escolhidos. Vale citar que a qualidade das peças é independente: uma bijuteria e uma joia podem sim ter a mesma resistência.

Banho de metal

Outra diferença é o banho de metal que recebem. As joias, por serem produzidas em ouro maciço, não recebem nenhuma camada extra de metal. Já as semijoias, recebem uma camada de metais, como níquel, cobre e bronze, e após isso, também um banho de metais nobres, como ouro. E por último, temos as bijuterias, que podem passar ou não por essas etapas de metais extras.

Escolha das pedras

Os tipos de pedras também são importantes fatores para definir uma joia e uma bijuteria. Pedras preciosas como rubi, safiras, esmeraldas e diamantes estão presentes apenas em joias. As semijoias são compostas por pedras semipreciosas, como quartzo e amazonita, ou ainda por cristais artificiais, como a zircônia. Já as bijuterias, que são famosas por seus preços muito mais acessíveis e por suas variedades de estilo, contam com um processo de fabricação com pedras sintéticas e simples.

É claro que uma bijuteria de qualidade pode se assimilar à alta joalheria. A nossa sugestão é que a opção seja sempre por marcas que trazem os acessórios finos a um custo baixíssimo. Esse é o caso das peças da RiosLuz, que são criadas pensando em cada detalhe para atender as nossas clientes. Cuidamos da fabricação de peça por peça, e selecionamos sempre mão cada um dos materiais. Clique aqui e conheça a nossa loja virtual.

Como limpar bijuterias

Se você quer manter suas bijuterias sempre novas, é importante fazer uma limpeza e cuidado semanal. E para ajudar nessa tarefa, a design de joias Fernanda Almeida deu dicas caseiras e que realmente funcionam.

Como limpar as bijuterias com vinagre

A dupla vinagre e bicarbonato é famosa por sua eficácia. Para limpar as bijuterias não são diferentes: a mistura conserva e deixa as peças impecáveis.

Você vai precisar de:

  • 1 litro de água
  • 2 colheres (sopa) de vinagre branco
  • 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres (sopa) de detergente neutro

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque a água e o detergente. Em seguida, adicione o vinagre branco e o bicarbonato. Misture tudo e está pronto para lavar as peças.

O processo de limpeza é bem simples: basta molhar as bijuterias na solução e esfregá-las com uma escova de cerdas macias (pode ser uma escova de dente), enxaguar e deixar secar naturalmente longe do sol.

Como limpar bijuterias com sabão em pó

Você vai precisar de:

  • 1 colher de sabão em pó
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Encha um recipiente com água e adicione o sabão. Em seguida, coloque os acessórios e deixe de molho por algumas horas. Enxágue as peças com água corrente e deixe-as secar naturalmente longe do sol.

É muito importante que você consulte o vendedor para saber se as pedras podem ser lavadas. Pérolas, diamantes e outras pedrarias naturais frequentes em joias podem ser danificadas em contato com a água ou essas misturas, por exemplo.

Guia completo de dicas sobre bijuterias

Como guardar as bijuterias

Para que as suas bijuterias fiquem sempre conservadas, alguns cuidados no dia a dia evitam que elas escureçam, quebrem, estraguem ou descasquem. Veja dicas de como guardar seus acessórios e mantê-los impecáveis:

  • Se você gosta de usar perfumes, a dica é passá-lo antes de colocar os acessórios. Isso evita que o álcool da fragrância prejudique as suas peças. O mesmo vale para cremes e hidratantes.
  • Não guarde as bijuterias no banheiro. É muito importante mantê-las fora da umidade para não escureçam.
  • Tire os anéis para lavar as mãos, e na hora de tomar banho jamais entre com as peças.
  • Evite mergulhos no mar ou na piscina com as bijuterias. O contato com o cloro, a água, a areia e o sal pode estragar os seus adornos.
  • Guarde bijuterias douradas separadas das bijuterias prateadas.
  • Mantenha as suas bijuterias com saquinhos de sílica e dentro das embalagens originais que foram compradas ou no porta-joias. Isso as mantém sempre conservadas.

Bijuterias finas: peças indispensáveis

As bijuterias finas vieram para democratizar a moda e para tornar acessível a todas as mulheres o uso de acessórios que aparentam ser hiper luxuosos.

Elas imitam com perfeição as joias da alta joalheria, porém são confeccionadas com materiais muito mais acessíveis e que barateiam o seu custo. Por terem o preço bastante reduzido, são excelentes opções para o dia a dia, já que são mais seguras para quem não quer utilizar algo tão valioso em qualquer lugar, porém não abre mão de usar acessórios poderosos.

Outro ponto que joga a favor das bijuterias finas baratas, é que com esses acessórios é possível ter modelos variados no guarda-roupa, e assim usá-los em todas as ocasiões e ambientes, tornando o guarda-roupa muito mais versátil.

3 bijuterias e semijoias que toda mulher deve ter

Toda mulher adora seguir as tendências da moda, certo? Mas existem três bijuterias que são atemporais e o must have de qualquer guarda-roupa.

1. Brinco ponto de luz

O brinco ponto de luz é obrigatório para se ter na caixinha de bijuterias. Por serem discretos e minimalistas, combinam com qualquer mulher e são os verdadeiros coringas do guarda-roupa, conversando bem com todos os looks e ocasiões.

Esses pontinhos de brilhos, como o nome mesmo diz, são perfeitos para um visual de trabalho, para um dia casual ou até mesmo para uma festa.

O modelo mais comum dessa bijuteria é o circular com zircônia, que além de versáteis, possuem uma longa durabilidade. Clique aqui e veja onde comprá-lo online, com segurança e com o melhor preço do mercado.

2. Anel de pedra

Um look não está 100% completo sem um anel de pedras para complementar. Esses anéis são chamados de “peças de respeito” por especialistas da moda, justamente por modificarem totalmente o visual de uma mulher.

É possível encontrá-los em versões de bijuterias, semijoias, quadrados, arredondados, grandes, pequenos, com pedras únicas ou combinados com outros cristais. Escolha o que mais combina com você e invista no seu, com certeza não irá se arrepender.

3. Colar ou pulseira de pérolas

Outra bijuteria clássica é o colar e pulseira de pérolas. Coco Chanel, uma das maiores estilistas do mundo, defendia que toda mulher deve ter um item de pérolas no seu guarda-roupa, e que por serem poderosos e deslumbrante, eram adornos obrigatórios.

Como discordar desse grande ícone da moda, não é mesmo?

Guia completo de dicas sobre bijuterias

Como escolher as bijuterias e as semijoias na hora da compra?

Agora que você já sabe tudo sobre as bijuterias, chegou a hora de aprender o que é importante levar em consideração na hora de escolher seus acessórios. Vamos nessa?

  1. O mais importante é ficar de olho no acabamento das peças;
  2. De preferência a marcas com certificado de garantia;
  3. Se possível, busque informações sobre o metal usado na fabricação da bijuteria ou da semijoia;
  4. Consulte o lojista sobre o fabricante da peça;
  5. Observe o polimento e veja se o acessório não tem rebarbas, riscos ou deformidade;
  6. E por último, é claro: opte por revendedores ou lojas virtuais de confiança no mercado.

Onde comprar bijuterias online?

Quer comprar bijuterias baratas online e com seguranças? Clique aqui e conheça a loja virtual da RiosLuz. Com especialidade em semijoias e bijuterias finas de qualidade com os melhores preços, a marca possui diversos modelos, coleções e opções para quem quer comprar bijuterias da moda, folheadas a ouro, com garantia e sem sair de casa.

riosluz semijoias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *