Brincos folheados: como identificar se as peças são originais e legítimas?

Brincos folheados: como identificar se são peças originais?

Não é nenhuma novidade que os brincos são capazes de transformar qualquer visual. Estes acessórios têm um charme único e fazem toda a diferença, além de agregarem muita personalidade no look e darem um up até no humor.

E já que são adornos tão essenciais em qualquer guarda-roupa feminino, na hora de adquirir uma peça tão especial o ideal é sempre preferir pela qualidade, ao invés da quantidade, você não concorda?

Porém, sabemos que comprar joias legítimas exigem um investimento que nem sempre é possível. Por isso, hoje trouxemos uma ótima notícia. Você sabia que existem alternativas que se assemelham à alta-joalheria e custam um preço muito mais amigo? Sim, são os brincos folheados e as semijoias originais!

Agora você deve estar se perguntando: “mas afinal, como identificar os bons acessórios e ter certeza que está adquirindo uma peça folheada?”. Para poupar frustrações e te ajudar a fazer a escolha certa, reunimos algumas dicas que te auxiliarão na hora de reconhecer o que é genuíno e não cair em enganações. Vamos lá?

Brincos folheados: como identificar se são peças originais?
Foto: Reprodução

O que são brincos folheados?

Brincos folheados são peças confeccionadas com materiais comuns, mas que recebem um banho em metais nobres em seu processo final de fabricação — como ouro ou prata, por exemplo.

A regra é simples: quanto maior o acessório, maior a quantia de ouro — ou de outros metais nobres — estará presente, e assim, isso fará com que a peça seja mais resistente ao tempo e aos danos.

Além disso, uma dica é importante: é necessário ter cuidado para não confundir o folheado com banhado, pois esses processos são bem diferentes.

Os folheados recebem uma folha de ouro que cobre toda sua superfície — como se fosse uma capa que envolve toda a peça. Já os banhados, são mergulhados em ouro que cria assim uma camada uniforme no adorno.

Em resultado, os brincos folheados são peças da categoria das semijoias, se diferindo assim totalmente das bijuterias — que escurecem, quebram, riscam e perdem a beleza rapidamente.

Brincos folheados: como identificar se são peças originais?
Foto: Reprodução

Como reconhecer os brincos folheados?

1. Design e acabamento

Peças folheadas são minuciosamente desenhadas e elaboradas para parecerem ao máximo com joias puras.

O acabamento também é detalhado, pois a superfície é esculpida e polida para que fique livre de imperfeições.

2. Densidade e composição

Semijoias não são joias brutas. Elas são compostas de materiais como latão ou cobre. Depois recebem um revestimento — que pode ser de bronze, paládio ou níquel — e esses que são os materiais essenciais para a peça ser finalizada sem defeitos.

No último estágio da fabricação, o acessório recebe uma camada de metal nobre que, como já explicamos, é o que determina a qualidade e durabilidade do mesmo.

Essa camada pode ser entendida da seguinte forma:

  • 1 a 2 milésimos: finíssima e de pouca durabilidade;
  • 3 a 4 milésimos: traços e composição aceitável;
  • 5 a 7 milésimos: boa espessura e garantia de qualidade;
  • 8 a 10 milésimos: maior quantidade de metais nobres, assegurando excelente qualidade;

E para escolher os seus brincos folheados, a camada de até 5 milésimos é suficiente para o acessório ter longevidade e resistência.

3. Livre de alergias

As semijoias são livres de substâncias responsáveis por irritações na pele. Mas apesar disso, ainda assim é possível encontrar peças com metais tóxicos que causam alergias.

Os principais ativos encontrados são níquel e o cádmio. O níquel provoca coceira, vermelhidão e dermatite. Já o cádmio, penetra na pele e fica em contato com a corrente sanguínea, podendo chegar até aos rins e causar complicações gravíssimas —como edema pulmonar, hipertensão e até câncer.

4. Certificado de garantia

Marcas de confiança disponibilizam certificados para garantir a autenticidade dos seus produtos. Além de prevenir contra possíveis defeitos, a garantia apresenta informações valiosas sobre a composição das peças.

Desconfie dos brincos folheados sem certificado de garantia, ok? Isso pode te poupar muitas dores de cabeça no futuro.

Encontrar os adornos certos para investir e atualizar o seu porta-joias pode ser um desafio. Mas agora que você já sabe como encontrar brincos folheados sem cair em uma cilada e sem ser enganada, é só levar as dicas acima na hora de ir às compras.

Aproveite para conhecer o nosso shopping virtual. As peças da RiosLuz são confeccionadas a partir de metais nobres, que podem ser adquiridas sem preocupações e pelo melhor preço do mercado.

Além disso, seguimos as últimas tendências da moda e trazemos para você o modelo perfeito que está procurando. Venha conferir as novidades na nossa loja online!

riosluz semijoias

0 Compart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *