10 dicas de como limpar as bijuterias com produtos que todo mundo tem em casa

Como limpar as bijuterias

Ver os acessórios com manchas ou com pontos escuros é uma tristeza enorme, não é mesmo? Mas não se preocupe: hoje vamos te ensinar como limpar as bijuterias e te dar algumas receitas e truques simples e econômicos para deixar os seus anéis, brincos, colares e pulseiras sempre bonitas e com cara de novos.

Como limpar as bijuterias?

Afinal, como limpar as bijuterias e o que você precisar fazer para deixar as suas peças sempre conservadas? Antes das receitinhas, é importante você entender que toda peça de bijuteria precisa de cuidados e de limpeza quinzenal, combinado? Por mais que pareça dar trabalho, é com pequenas doses de cuidados que você consegue economizar muito e manter o seu porta-joias impecável.

Antes de fazer qualquer limpeza, alguns pontos importantes para você ter em mente:

  • Evite passar perfume com brincos e colares para que o álcool da fragrância não manche seus itens;
  • Não deixe as bijuterias em ambientes úmidos, como chuveiros e pias do banheiro;
  • Na hora de guardar, separe as bijuterias douradas das prateadas;
  • Aplique base de unha transparente para proteger a tonalidade de acessórios coloridos;
  • Guarde as bijuterias em saquinhos que protegem da umidade, assim você conseguirá conservar a aparência das peças por anos. Já fizemos um guia completo sobre bijuterias e demos várias dicas de como guardá-las. Se você não leu, basta clicar aqui. Esse manual é imperdível.
Como limpas as bijuterias
As bijuterias ficam novinhas em folha com essas receitas! Já testou? Foto: Reprodução

7 dicas de como limpar as bijuterias que escureceram

Se a sua bijuteria já escureceu, o que fazer para limpá-las? Separamos algumas receitas que vão te ajudar a tirar manchas e clarear os seus acessórios usando apenas ingredientes que com certeza você tem em casa ou que poderá encontrar por preços super acessíveis em qualquer lugar.

  • Aspirinas: coloque a sua peça em um copo com a aspirina efervescente durante dez minutos.
  • Alumínio: rasgue uma folha de papel alumínio e coloque numa tigela com água quente. Feito isso, misture uma colher de sopa de lixívia ou detergente em pó e coloque a peça nessa mistura por um minuto.
  • Chá de Lixívia: mergulhe a sua peça por dez minutos numa mistura de meia xícara de chá de lixívia com meia xícara de chá de água morna.
  • Bicarbonato de Sódio: faça uma pasta com um quarto de xícara de chá do pó do bicarbonato de sódio + duas colheres de sopa de água. Aplique a pasta com uma esponja e esfregue suavemente.
  • Água Gaseificada: você pode também limpar as pedras das suas bijuterias para lhes devolver o brilho. Para isso, coloque as suas peças em um copo cheio de água gaseificada e deixe-os de molho durante uma noite.
  • Ketchup: se a sua peça tiver uma superfície lisa, você pode mergulhá-la em uma pequena tigela com ketchup por alguns minutos. Se tiver detalhes, é melhor esfregar o ketchup na peça utilizando uma escova.
  • Limpa-vidros: seja uma peça com ou sem pedras preciosas, você pode utilizar o limpa-vidros. Isto é, desde que a pedra preciosa não seja opaca – como é o caso da opala ou da turquesa – nem de origem orgânica – como é a pedra coral ou a pérola. Basta pulverizar o produto sobre a peça e depois esfregar com uma escova de dente.

Como limpar as bijuterias com vinagre

Uma outra forma de como limpar as bijuterias é com a ajuda do vinagre. Anote a receita e mãos à obra:

Em um recipiente, coloque:

  • 1 litro de água morna;
  • 2 colheres de sopa de detergente neutro;
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco;
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

Mergulhe as bijuterias na mistura efervescente por alguns minutos e depois esfregue utilizando uma escova de dentes. No final, enxague delicadamente e seque bem a joia.

Como limpas as bijuterias
Pasta de dente é uma das receitas mais eficazes para limpar bijuterias! Foto: Reprodução

Como limpar as bijuterias com pasta de dente?

Você sabia que a pasta de dente também limpa bijuterias? Isso mesmo!

Para deixar as suas bijuterias novinhas em folha com esse ingrediente, você deve pegar uma flanela ou uma escova de dentes, aplicar a pasta em todas as partes metálicas da bijuteria e esfregar por alguns segundos. Depois disso, basta retirar o excesso com um pano limpo e passar uma flanela seca para retirar qualquer resíduo de pasta. No final, se preferir, pode enxaguar com água e finalizar secando bem as peças.

Viu como limpar as bijuterias é mais fácil e prático do que muita gente imagina? São dicas como essa que fazer a diferença no seu dia a dia e pode preservar os seus acessórios por muito mais tempo. 😉

Se você curtiu esses truques, é sinal de que assim como nós, você também ama bijuterias de qualidade e com preços amigos, não é verdade? Por isso, queremos te convidar para conhecer a nossa loja virtual e conhecer as coleções de semijoias exclusivas! Você vai adorar!

riosluz semijoias

0 Compart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *