Como limpar semijoias sem danificá-las: 5 dicas caseiras e exclusivas

5 dicas de como limpar semijoias

Cada vez mais presentes em nossas vidas, as semijoias têm poder de dar up no look e transformar o visual. E não importa a ocasião: tanto em festas e eventos formais, quanto no dia a dia e nos figurinos mais casuais, as esses acessórios são os queridinhos das fashionistas e de quem deseja trazer mais estilo ao visual.

Mas com o uso contínuo, é normal que a sua semijoia perca o brilho ou até mesmo escureça, devido ao acúmulo de sujeira. Mesmo sendo peças de ótima qualidade e confeccionadas a partir de materiais nobres – como o ouro, a prata e o ródio -, é preciso tomar certos cuidados para garantir que os adornos continuem lindos e em perfeito estado.

E afinal, você sabe como limpar semijoias sem o risco de danificá-las? Se a resposta for negativa, você não precisa se preocupar. Muitas mulheres também tem dúvidas de quais as receitas mais eficazes para deixar a peça novinha em folha. E pensando nisso, reunimos algumas dicas especiais – e que realmente funcionam – para você deixar as suas semijoias belas e radiantes. Confira!

Mantenha as suas semijoias sempre com cara de novas! Quer aprender como? Foto: Reprodução

Como limpar as semijoias

1. Flanelinha ou algodão

Começando pela dica mais fácil, você irá precisar apenas de uma flanela ou de algodão. O processo é bastante simples: para deixa-las brilhando, basta esfregar por alguns minutos a flanela ou o algodão na sua semijoia e pronto.

Essa técnica serve para peças pequenas e delicadas, como brincos, anéis e pulseiras finas – além de braceletes de pedrarias e colares.

Mas atenção: tanto a flanela, quanto o algodão precisam estar secos para garantir um bom resultado, ok?

2. Água e bicarbonato

O bicarbonato de sódio é um ótimo aliado em uma rotina de limpeza, podendo até mesmo substituir produtos químicos mais agressivos. Por isso, ele também pode ajudar na hora de limpar as nossas amadas semijoias.

Você deve misturar um pouco de bicarbonato com água até virar uma pastinha, e com o auxílio de uma escova macia, passar o produto delicadamente em toda peça.

5 dicas de como limpar semijoias
Sabonete neutro é seu aliado para cuidar das semijoias! Foto: Reprodução

3. Sabonete neutro

Nessa receita, você deve diluir um pouco de sabonete ou detergente neutro em água morna. Em seguida, irá deixar as semijoias mergulhadas na solução por alguns instantes e depois esfregar com uma escova macia. Feito isso, enxague a peça e seque bem. Pronto, seu acessório estará novinho.

Ah, não se esqueça de certificar-se de que não ficou nenhum resíduo, ok? Afinal, queremos limpar as semijoias, não danifica-las.

4. Produtos próprios para semijoias

Caso você fique insegura em limpar as suas semijoias com métodos caseiros, existem vários produtos exclusivos para isso.

Essas substâncias podem ser usadas quando as peças já estão com aspecto envelhecido ou com grande acúmulo de sujeira. E além disso, a aplicação é bem simples e prática. Na maioria dos produtos, você deverá diluí-lo em água – para não ter contato direto com o adorno e evitar manchas – e depois esfregar suavemente com o auxílio de um algodão limpo.

Fique atenta apenas aos rótulos e instrução na embalagem, para ter certeza de que é os ingredientes são compatíveis com o metal da sua semijoia.

5 dicas de como limpar semijoias
Água corrente, algodão e flanelinhas são bons truques para manter qualquer seijoia brilhando! Foto: Reprodução

5. Água corrente para semijoias prateadas, douradas e envelhecidas

Sempre que ficar em dúvida sobre como limpar semijoias, você pode recorrer à água corrente. A água é suficiente para remover as impurezas causadas pela poluição, suor e cosméticos. Outro ponto bacana de se destacar, é que ela é uma excelente aliada tanto de acessórios dourados, quanto prateados – além dos metais envelhecidos.

Essa dica é importantíssima, pois os cosméticos usados no dia a dia – como cremes, perfumes e maquiagem – podem acabar se acumulando nos acessórios e oxidando a peça ao decorrer do tempo, diminuindo assim a sua durabilidade e beleza.

5 dicas de como limpar semijoias
Limpar as semijoias é bom, mas guardar da forma correta é primordial! Foto: Reprodução

Cuidados básicos para manter a semijoia sempre nova

Vale aderir alguns cuidados básicos para manter as suas semijoias sempre brilhando. O principal deles é evitar contato das peças com a água do mar e o cloro das piscinas, além de não aplicar perfumes ou desodorantes sob elas.

Produtos que contenham ácido ou outros componentes químicos fortes – como acetona, removedores, água sanitária e desinfetantes – também são altamente prejudiciais à sua semijoia, e por isso devem ficar distantes.

Guardar os acessórios da forma correta também prolonga – e muito – a vida útil de uma peça. Mantenha as semijoias em saquinhos de veludo ou porta-joias longe da umidade e do sol.

Viu como é fácil preservar a qualidade dos seus adornos? Agora que você já aprendeu como limpar semijoias,compartilhe o texto com suas amigas. Com certeza todas vão amar as dicas!

Ah, e não esqueça de acessar a loja virtual da RiosLuz para conferir as novidades. Somos uma marca de semijoias de luxo com o melhor preço do mercado. Criamos pensando em quem ama estar na moda e sem gastar muito! Clique aqui e acesse já!

riosluz semijoias

0 Compart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *