Como saber se um anel é de ouro: truques para descobrir se a joia é verdadeira

Como saber se um anel é de ouro

Ter uma joia e poder desfilar por aí com uma peça legítima – e que pode ser mantida durante toda a vida – é uma experiência incrível. Mas hoje em dia, encontrar falsificações não é surpresa, certo? E dentre os adornos que mais ganham versões fakes, as alianças e os anéis estão no comando.

E então, como saber se um anel é de ouro mesmo e se a joia é verdadeira? Existem técnicas capazes de evitar a compra de acessórios que não são verdadeiros?

A boa notícia é que sim! Comprado ou de herança familiar, existem algumas maneiras de saber se é um anel de ouro. Para isso, você precisa estar atenta a certos detalhes e também fazer algumas análises em casa mesmo. Pronta para descobrir?

Como saber se um anel é de ouro
Abaixo damos 8 dicas para te ajudar a descobrir se as suas joias são de ouro puro. Foto: Reprodução

Como saber se um anel é de ouro?

Verifique a origem

Se o anel foi adquirido através de um fornecedor, atente-se ao histórico das joias vendidas por ele. Prefira sempre os que apresentam certificado de garantia e busque por referências, comentários positivos e relatos de outros compradores. Tudo isso importa quando for comprar uma joia para que evite cair em enganações ou fraudes.

Quanto valem os quilates?

Você já deve visto peças marcadas com 10k, 14k, 18k e 24k. Essas marcações ajudam a identificar as quantidades de metais puros presentes nas joias, como ouro ou prata. Uma joia marcada com 10k significa que não é totalmente pura, pois possui uma quantidade baixíssima de metais nobres, logo não é considerada uma peça de ouro.

Joias de 14k são as mais comuns em joalherias. De toda a sua composição possuem, 14 partes são de ouro, sendo assim uma peça com uma boa quantidade de metal nobre.

Já as de 18k e 24k são peças com 18 e 24 – respectivamente – partes de ouro. Isso quer dizer que as suas composições são puras.

Repare nos sinais

Quando um anel não é de ouro é possível observar alguns sinais que aparecem com o tempo. Escurecimento, manchas, oxidação e até desbotamento são características comuns em peças feitas de metais impuros.

Anéis de ouro são resistentes ao tempo e com maior durabilidade, mantendo a coloração, o brilho e a forma intactos por anos. Os valores dos quilates presentes na peça também são responsáveis pela conservação e pela qualidade.

Como saber se um anel é de ouro
Fique de olho na qualidade e nos sinais da joia. Foto: Reprodução

Teste com um imã

Um imã grosso atrai o magnetismo dos metais presentes na peça, então quanto maior atração, menos ouro. E se não houver atração, é muito provável que a joia seja composta por metais puros.

Use a água

O ouro possui uma massa densa. Logo, se mergulhado na água, afundará.

Coloque o anel em um recipiente com água e analise. Se ele boiar, provavelmente é um anel feito com metais impuros.

Verifique o atrito

Já falamos que o ouro é denso e bem resistente. Então, caso um anel de ouro seja esfregado em uma superfície áspera, ele se manterá íntegro. Mas se a peça ralar ou se danificar, significa que não é ouro legítimo. Mas cuidado: use esse método somente em último caso, pois o atrito pode causar sérios danos na sua joia.

Ácido Nítrico

O ácido nítrico é usado para descobrir a pureza de metais, como o ouro e a prata.

O teste é feito pingando umas gotinhas do ácido no anel. Se o anel esverdear, significa que não é de ouro. Caso fique esbranquiçado, com aspecto leitoso, se trata de um anel folheado. E por fim, se não houver alteração no ácido, pode comemorar pois sua joia é pura.

Consulte um joalheiro

Caso se sinta insegura para fazer os testes acima, leve o seu anel para que um especialista avalie. Os riscos de danos são menores e você terá uma resposta precisa. Caso a peça realmente for de ouro, aproveite e peça para o especialista dar uma polida, assim a sua joia ficará ainda mais radiante.

Adquira as semijoias da RiosLuz

As peças da RiosLuz são semijoias finas e genuinamente folhadas a ouro. Além da facilidade em adquirir suas peças online e com qualidade garantida, a RiosLuz têm o melhor preço e autenticidade do mercado.

Acesse o site e encontre anéis, pulseiras, colares e outras joias que farão você brilhar.

Agora que você já sabe como saber se um anel é de ouro, compartilhe esse guia com as amigas para que todas evitem cair em enganações e fraudes! E se tiver mais alguma dica, deixe nos comentários. Afinal, esse espaço é todo seu! 😉

riosluz semijoias

0 Compart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *