Mão de Fátima, um Acessório Cheio de Significado

mao-de-fatima-semijoias-folheadas

Hamsa ou Mão de Fátima, um acessório cheio de significados e beleza

Cá pra nós, ninguém quer ter energias ruins em sua vida, não é mesmo? Há muito tempo existem por aí diversos amuletos com significados que ajudam a combater a presença de más vibrações em nossas vidas. Um desses acessórios mais populares em todo o mundo é a mão de Fátima.

Significado da Mão de Fátima

A Mão de Fátima é um símbolo da fé islâmica, sendo usado como amuleto para quem busca força, poder e proteção. Também é chamado e conhecido como Hamsá, uma palavra de origem árabe que tem o formato de uma mão e significa “cinco”, sim o número 5.

Acredita-se que a relação do nome com o símbolo seja em referência a quantidade dos dedos que temos na mão, sendo cada um deles representado pelos cinco pilares do Islamismo: Shahada – fé , Salat – oração realizada cinco vezes por dia, Zakat – caridade, Sawm – jejum durante o mês do Ramadã e Haji – peregrinação a Meca pelo menos uma vez na vida.

 

A imagem da mão com dedos estendidos no símbolo geralmente é simétrica o dedo maior está no meio, ao seu lado, dois dedos anelares de menor tamanho são encontrados, e nos extremos, há dois polegares direcionados para fora.

A ilustração do seu centro varia entre a representação de um olho – que pode ser o olho grego, onde as pessoas acreditam que afaste todas as energias negativas, o mau-olhado e qualquer coisa que possa causar mal – o peixe, a pombal ou a estrela de davi.

O termo Mão de Fátima relaciona-se com o nome de uma das filhas do profeta Maomé que é uma mulher de grande importância para o Islamismo. Ela serve de modelo para as mulheres muçulmanas, pois eles acreditam que Fátima sempre foi uma mulher sem pecados.

História da Hamsa

Existem evidências arqueológicas sobre o uso da hamsá como um escudo contra o mau-olhado já antes do Islamismo. Há indícios de que antigamente a hamsá seria um símbolo fenício, associado a Tanit, uma deusa-chefe de Cartago cuja mão ou vulva afastava o mal.

Posteriormente, o símbolo foi adotado pela cultura árabe, que o passou para os judeus levando diversas características antiga.

A hamsá também tem uma presença forte no Budismo, lá é chamada de Abhaya Mudra e possui referencia semelhante à descrita, significando o fim do medo. Atualmente, diversos defensores da paz no Oriente Médio têm propagado o uso do hamsá.

A idéia é que o símbolo lembre as raízes comuns do judaísmo e do islamismo e não seja visto só como um talismã contra o mau-olhado, mas sim como um símbolo de esperança de paz naquela região.

Já vimos que esse amuleto é conhecido por diversos nomes, alguns deles são hamsá, Mão de Deus, mão de Fátima, mão de Miriam, entre outros. Mão de Miriam porque faz menção a Miriam, irmão de Moisés, e Mão de Fátima, porque menção a Fátima, filha de Maomé.

Como usar a Mão de Fátima

Desde que os acessórios com tema religioso ficaram em alta e viraram tendência entre a mulherada do mundo todo, esse tipo de peça se tornou algo que vai muito além de apenas uma demonstração da sua fé.

Porém, ainda a maioria das mulheres que usam esse tipo de acessório tem como finalidade reforçar o amor pela sua religião. Mas nada te impede de também usar uma peça dessas, mulher, só procure se adequar sempre ao seu estilo.

Os objetos da mão de Fátima são utilizadas pelas pessoas que pretendem se proteger das energias negativas ou por aquelas que simplesmente simpatizaram com o design. Além disso, têm como função carregar um poder todo mágico e especial como um amuleto.

Este amuleto é usado em linhas gerais contra o mau-olhado e a inveja, para para afastar o azar, para manter longe os maus espíritos. São objetos que se encontram em forma de chaveiros, colares, brincos e anéis, pingentes de todas as formas e também em muitas tatuagens.

Quando usado por mulheres, dá para elas o dom da paciência e atrai fortuna para sua vida. As pessoas costumam dizer que quanto mais perto do seu coração ele estiver, mais eficaz será o resultado. Você também pode combinar a sua hamsa com lindos brincos folheados, para dar um ar completo ao seu look.

Se você deseja usar este amuleto em sua casa, deve colocá-lo na entrada da mesma porque assim, a mão de Fátima evita a entrada de maus espíritos e de energias negativas, protegendo todos os membros de sua família.

Você também pode optar por colocar um hamsá – como também é chamado – na parede acima de sua cama para evitar pesadelos e insônia.

Uma dúvida comum entre as pessoas é saber se devem colocar o amuleto com os dedos voltados para baixo ou para cima, e a resposta é bem simples, não importa a direção em que eles sejam colocados, independentemente desse detalhe, a mão sempre agirá para repelir as más vibrações e não perderá as suas funções.

Coloque-a do jeito que mais preferir, quando houver um olho na palma da mão perceba que ele deve estar voltado para frente, pois se é colocado para trás, as energias negativas permanecerão em casa.

Há uma teoria no que diz respeito à posição em que as pessoas que costumam usar a Mão de Fátima de forma invertida queira fazer uma referência a diferença de energia entre as mãos masculina e feminina já que a masculina é representado com um símbolo – nesse caso a mão –  para cima e a feminina para baixo.

Mais um fator de proteção desse símbolo é o cuidado com o seu talismã. Tenha a preocupação em lavá-lo com água e sal durante pelo menos 20 minutos a cada bom intervalo de tempo, e mais, deixe o amuleto passar a noite toda perante a luz da lua.

Se você tiver quaisquer acessórios com esta imagem e ele vier a quebrar, não pense nem duas vezes e jogue-o fora imediatamente, porque ele se torna incapaz de cumprir sua finalidade.

Garanta a sua semijoia folheada na RiosLuz e além de se proteger, fique linda!

riosluz semijoias

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *