Semi-joia Semijoia Semijóia – Como se escreve?

semi joias

 

Todo mundo simplesmente adora esses acessórios, mas e na hora de escrever, como é o certo?

Na hora de montar o seu look, você já pensa em tudo: começa pelo sapato, depois já imagina como ele vai ficar com aquela saia mara, combina com a cropped que você tanto ama, faz aquele penteado perfeito e completa com uma semijoia, para fechar a combinação.

Porém, na hora de escolher esse acessório, você fica um pouco travada, e o que é que nós fazemos quando isso acontece? Pedimos ajuda para as migas, é claro!

Então, você pega o seu celular e fala: “Amiga, qual é a melhor…”. E agora? Como é o certo? Semi-joia, semijoia, semijóia, semi-jóia… Então, a gente fica na dúvida e geralmente manda um áudio mesmo (rs).

Brincadeiras à parte, essa é uma pegadinha que realmente pega de jeito, e parece mais difícil acertar a bendita da palavra do que escolher os modelos de anel de falange para ir para a festa.

E então, vamos aprender como é o certo e saber como agir nessa situação?

Semijoia, Semijóia, Semi-Joia ou Semi-Jóia: a Hora da Verdade

Se você se confunde com essas palavras, fique tranquila: é normal! São tantas regras do português que a gente até fica meio doidinha.

Aí vai uma aulinha rápida de português para tirar a sua dúvida: o certo é semijoia, assim mesmo, tudo junto e sem acento. Se o prefixo termina em vogal, como semI, e a segunda palavra começa em consoante, como Joia, então o certo é juntar as duas: semijoia.

Antes da reforma ortográfica de 2009, jóia e semijóia tinham acento, mas ditongos abertos, ei e oi, de palavras paroxítonas, perderam o acento. Hoje, se escreve joia, semijoia, ideia, proteico, jiboia, assembleia, claraboia, e por aí vai.

No começo, a gente ainda se confunde, é normal, mas depois, é só se lembrar que é a combinação mais simples possível: tudo junto e sem acento. Depois de algumas tentativas, você já vai estar craque e não vai mais ter medo de passar aquele micão na hora de perguntar como combinar a chocker prata com o seu look.

Ah, vale a pena também falar o que são as semijoias: são acessórios que não são fabricados em ouro maciço, mas cujo processo de fabricação das peças é tão cauteloso e de tanta qualidade que se comparam às joias.

Isso faz com que as semijioas sejam realmente muito parecidas com as joias, mas com aquela diferença que a gente adora, meninas: um preço muito mais baixo, para montar uma verdadeira coleção em casa!

Qual é a História das Joias?

Depois dessa breve aula de português, agora vamos para a próxima matéria: história. Vamos entender de onde vieram as joias, que são tão amadas e admiradas por mulheres e homens de todo o mundo.

Na bem da verdade, as joias sempre existiram. É claro que não era como hoje, que você entra em uma loja online de semijoias, escolhe as que você quiser e espera que elas sejam entregues no conforto da sua casa, mas elas sempre andaram juntas com a humanidade.

Antigamente, as joias eram feitas de madeira, ossos, pedras, conchas e tudo mais que você imaginar, já que os processos de fabricação nem se comparavam com o que existe hoje. Então, tudo era bem rústico, bem raiz mesmo.

Para cada povo, as joias também representavam algo diferente. Os egípcios, com suas joias coloridas, representavam deuses e crenças, enquanto os celtas já tinham um processo mais avançado e conseguiam fazer joias com padrões circulares e espirais.

Os gregos preferiam acessórios mais geométricos e cenas da mitologia, enquanto os romanos usavam e abusavam da técnica de filigrafia, ou seja, fios bem fininhos e bolinhas de metal, para que fizessem suas próprias joias.

Quem é que diria que as joias, que antigamente eram utilizados como símbolo de riqueza e posições sociais, hoje fosse um item tão comum para as mulheres, ainda mais por parte das semijoias, que são mais econômicas e de excelente qualidade? Ainda bem que elas estão assim hoje!

Semijoias: Ideais Para o Empoderamento da Mulher

O empoderamento da mulher é um assunto que está muito em alta nos dias de hoje. Afinal, nós podemos, nós queremos e nós vamos: é assim que funciona, pois somos capazes!

Para passar aquela imagem de mulher empoderada, bem resolvida e que consegue cuidar de si mesma, não há nada melhor do que investir nas semijoias! Assim, você terá uma imagem ainda mais feminina e poderosa, sem ter que gastar uma fortuna para isso.

Hoje em dia, seja na tendência do colar gravatinha ou nos acessórios indispensáveis para levar à praia, não tem mulher que não goste de usar uma semijoia bem linda. Afinal de contas, com tantas opções que existem hoje, para mulheres com todos os gostos e preferências, ninguém fica de fora dessa.

Por isso, seja qual for a sua preferência, se você quiser se sentir confiante, forte, respeitada e muito empoderada, não se esqueça: coloque todas as semijoias folheadas a ouro que quiser nos pulsos, no pescoço e nos dedos e saia ainda mais preparada. Afinal de contas, nós merecemos brilhar muito!

Gostou das nossas dicas sobre moda? Aproveita pra seguir a gente no facebook, também

RiosLuz Semijoias no Facebook. Basta clicar e ficar po dentro de todas as nossas novidades.

Ah, aproveita e segue a gente no instagram também. Basta clicar aqui e aproveitar nossas novidades.

riosluz semijoias

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *