História e significado da aliança de casamento, noivado e compromisso

significado da aliança de casamento

A história mostra que muito antes de ser um símbolo do casamento, do amor eterno, a aliança era usada pelos Faraós, no Egito, por significar eternidade, mas também para honrar um compromisso ou um contrato. O significado da aliança de casamento é algo muito antigo, pois os hindus já usavam há 3.000 anos Antes Cristo e os gregos e romanos adotaram este costume. O formato redondo da aliança significa o infinito, pois não tem começo nem fim, é um símbolo do amor eterno.

Os gregos, e também os romanos, usavam a aliança de casamento no terceiro dedo da mão esquerda, pois acreditavam que existia uma veia que saia deste dedo e chegava ao coração.Bem antes dos cristãos, os judeus já usavam a aliança como símbolo de compromisso, de amor eterno.A aliança indicava a compra da noiva, ou seja, ela não estava mais disponível para outros homens.

Aliança com zircônia – zircônia e diamante significam a solidez do compromisso

Só no século IX é que a aliança passou a simbolizar a união e fidelidade dos cônjuges cristãos.

Em 860 D.C. é que surgiu a aliança de noivado, por um decreto do papa Nicolau I, como forma de afirmar o compromisso de um futuro casamento. A aliança deveria ser usada na mão direita e só depois do casamento passaria para a mão esquerda.

Nos anos 50 apareceram as alianças de compromisso, feitas de prata ou outro material não tão nobre quanto o ouro. As alianças de compromisso caíram em desuso, mas voltaram com força total, elas servem para mostrar que o namoro é sério, mas que ainda não existe um comprometimento futuro de um casamento.

Meia aliança com pedras verdes – a esmeralda significa felicidade, equilíbrio e serenidade

 

A palavra “aliança” vem do latim “alligare”, que significa “compor”, “ligar-se a”. Seja em sentido romântico, religioso ou espiritual, a aliança sempre simbolizou um compromisso, seja com um povo, uma nação, um aliado ou mesmo entre um casal apaixonado.

Seja você casada ou não, use a sua aliança não apenas como um símbolo do amor, mas como um símbolo da eternidade, do infinito ao qual todos os seres humanos estão ligados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *