Vestido de festa: como escolher o ideal?

vestido

Não importa se a festa é da empresa, se é o aniversário de uma amiga, uma formatura ou se é um casamento, sempre que a mulher é convidada para ir a alguma confraternização, há aquela dúvida: qual é o vestido de festa ideal para a ocasião?

Pensando em ajudá-la a não errar na hora dessa escolha, preparamos este post. Vamos mostrar o que você deve fazer para escolher o modelo ideal de vestido de festa. Ficou curiosa em aprender tudo com a gente? Então, acompanhe a leitura!

Observe o horário da festa

Para escolher o vestido de festa ideal, você deve observar o horário em que o evento vai acontecer. Isso influencia na escolha do tom do vestido, no modelo, na maquiagem, no penteado e até nas semijoias que você vai usar.

Como regra geral, as cores claras podem ser usadas tanto de dia quanto à noite. Já os tons pastéis são usados durante o dia. As estampas florais e os vestidos curtos são para ocasiões sociais e formais. Já o vestido de festa longo é para os momentos informais e devem ser usados com uma maquiagem mais leve.

À noite, você pode arrasar com os tons mais escuros, com brilho ou tecido metalizado. Os vestidos longos com ou sem brilho, uma maquiagem mais forte nos olhos e na boca e uma semijoia linda caem muito bem à noite.

Preste atenção ao tipo de evento

Outro ponto importante que você deve observar é o tipo de evento. Veja se é um casamento, uma festa da empresa, uma formatura ou bodas de casamento. Por exemplo:

Para um casamento ou bodas, nunca vista branco. Essa é a cor da noiva. Ela que deverá ser o centro das atenções do evento. Assim como em uma graduação, se você for convidada, deverá usar um vestido menos chamativo do que o das formandas.

Conheça o local da festa

O local onde a comemoração será realizada também ajudará a definir suas opções de vestido de festa. Por isso, conheça o local da festa. Se este for fora da sua cidade, busque informações na internet ou ligue para o lugar.

Você deve considerar os locais abertos e o clima, como praia e campo, dias de sol, nublado e chuvoso. Se for um casamento, respeite a religião do noivo e da noiva. Não vá com um vestido decotado ou curto demais, pois você não vai querer ser o centro das atenções da festa, não é mesmo?

Para completar sua roupa, os sapatos sem salto devem ser usados para praia. Já os de salto grosso para o campo e os vestidos que não toquem o chão para os dias chuvosos. Use uma encharpe para a igreja.

Tenha cuidado com a cor do vestido

Para acertar em cheio na cor, preste atenção à sua silhueta. Veja qual é parte do seu corpo que mais se destaca e qual a que você deseja esconder. Também leve em consideração qual você deve valorizar como: quadril, pernas, busto, colo ou cintura. Ao se conhecer um pouco mais, você será capaz de decidir o tipo de corte que cairá melhor e qual irá lhe favorecer.

A sua pele também influencia na cor do vestido de festa. Mulheres de peles claras devem evitar vestidos na cor nude e investir em cores mais fortes como o azul. As de peles escuras devem evitar vestidos escuros.

Escolha o estilo e o tecido da sua roupa

O tecido do seu vestido de festa está relacionado aos itens anteriores como o tipo de evento, horário e local da comemoração.  O tecido é importante nessa etapa. Portanto, se você deseja esconder as gordurinhas, não escolha tecidos como seda ou cetim, pois eles marcam bastante o corpo.

Vestido de festa com tecidos suntuosos não devem ser usados durante o dia ou em um evento na praia ou no campo. Para esse tipo de tecido, use acessórios mais discretos, como semijoias delicadas. Já os vestidos mais simples ou minimalistas podem ser usados em qualquer ocasião. Então, se você deseja brilhar com eles, capriche na maquiagem e em seus acessórios.

Busque o equilíbrio

As regras de etiqueta são claras. No entanto, elas não são obrigatórias. O importante é você estar segura e se sentir bem com o vestido de festa que escolheu. Se você não está confortável em usar um vestido curto ou um vestido longo, há um vestido mid, com diversos cortes e modelos que se adaptam também a essas ocasiões. Não escolha um vestido apertado, que você não se sentirá bem durante a festa.

Agora que você já sabe como escolher um vestido de festa, ficará mais tranquila quando for convidada a um evento, não é verdade? Para arrasar de verdade, capriche na escolha das suas semijoias!

Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário em nosso post!

riosluz semijoias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *